segunda-feira, 2 de junho de 2008

Resenha do Filme Triunfo da Vontade.
O filme foi feito por Leni Riefenstahl,que era na epoca do regime nazista ;cineasta oficial desse mesmo regime no qual gasta amplos recursos para fazer os efeitos especiais(respondendo ao principio da estética nazi, Alfred Rosenberg ("O Mito do Século) "a arte germânica é ação)para a propaganda politica do regime nazista e do registrar o Congresso do Partido Nazista de 4 a 10 de Setembro de 1934 em Nuremberg(cujos preparativos foram feitos junto com os preparativos do filme, organizado como reunião popular, mas como uma propaganda e segundo a autora do filme tudo foi organizado nesse evento de acordo com a camera),quando Hitler estava no auge de sua ascensão.
O filme amostra membros reais do Partido Nazista, e os soldados fazendo atividades que não são de guerra;tentando indicar a lealdade alemã à Hitler,o idolo retratado no filme no qual atriuem-se a sua figura,um grande homem,o messias.Principalmente numa das cenas iniciais onde Hitler desce de um bimotor e é aclamado pela multidão,e nas cenas seguintes que mostram grandes desfiles,monumentos e discursos,onde se mostra a pompa do regime nazista e a relação dessa pompa com o seu comandante principal.
A propaganda nazista mostra como a frase de um dos seus principais ideologos , Goebbels : "Uma mentira muitas vezes repetida, torna-se verdade" realmente se realizou na Alemanha,onde através da propaganda o regime nazista consegui ter apoio,consentimento e colaboração de sua população,onde a figura de Hitler se concatenava a multidão e a seu país.
Além disso, o filme procura mostrar uma falsa unidade do Partido Nazista depois da noite das longas facas, a eliminação da SA como tentando demonstrar que o regime não era tão extremo como SA mostrava,e a unidade do Exercito e da SS,assim como da juventude e dos alemães em geral,reforçando o argumento de que a imagem de Hitler era a de um autêntica representante das massas alemães,do seu país e da raça ariana.


BIBLIOGRAFIA:
SILVA, Francisco C. T. da, ”Os Fascismos” In ___ FILHO, Daniel Aarão Reis (org.).
BERMAN, Marshall “Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade”. (páginas: 24 a 49).
“The Nazis” O filme.





Resenha do Filme Feliz Natal

O filme de Christian Carion,com Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Gary Lewis, Lucas Belvaux , Dany Boon,Daniel Brühl, Alex Ferns, Steven Robertson, Frank Witter, Bernard Le Coq, Ian Richardson, Christopher Fulford, Robin Laing, Daniel Brühl ,Joachim Bissmeier, Thomas Schmauser, Marc Robert como atores principais é inspirada numa história verídica, tendo como cenário uma parte da França,onde está ocorrendo a 1ª Guerra Mundial portanto os exércitos alemão,escocês e francês (aliados contra o primeiro,o alemão)estão lutando nas trincheiras.
O filme se passa durante a noite da véspera de Natal, durante a qual os exércitos começam a tocar e cantar musica, e o comandante de cada um dos exércitos é autorizado a estabelecer uma trégua durante a qual os combatentes celebram o Natal juntos e percebem como suas realidades são parecidas e como a guerra era um interesse apenas dos seus Estados, mas não deles como indivíduos. Essa confraternização muda a vida dos quatro personagens que se encontram em meio a ela, um padre escocês, um tenente francês, um tenor alemão e uma soprano dinamarquesa.
Ao contrario do que Hobsbawm coloca no seu livro a Era dos impérios, onde salienta os movimentos nacionalistas e imperialistas que deram origem a 1ª Guerra Mundial como movimentos apoiados pela maioria das populações dos seus países,principalmente nas classes dominantes e médias.
Outro ponto interessante é que os alemães são apresentados pelo filme como seres simpáticos, cujo capitão do exercito era judeu, contrastando com as idéias populares de que os alemães são seres antipáticos e anti-semitas por natureza.Ao contrario do que a maioria dos estudiosos da área,restringe o anti-semitismo aos movimentos que sugiram depois da 1ª Guerra,principalmente na Alemanha,o que não é verdade pois existem provas (documentos e etc) que comprovam a existência do anti-semitismo desde o fina l do século XIX.

BIBLIOGRAFIA:
HOBSBAWM, Eric. A era dos Impérios. Capitulo 4,5,6.
GASSET, José Ortega y. História como Sistema.
GASSET, José Ortega y.A rebelião das Massas.

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